M & M

M & M - Quem desejar ver mensagens antigas (10/2006 - 12/2012), é só carregar aqui!

(http://donasdomeumundo.blogspot.pt/)

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Artes Plásticas II

Outra obra das artes plásticas foi o calendário do advento com várias casinhas. 

A casa da Manon era a casa nº 6 (o seu número favorito da actualidade, desde 4/4 deste ano e até 4/4 do ano que vem).

(Peço desculpa pelo flash mas o vidro da vitrine de exposição não me perdoou.)



A da Mathilde era a nº 25, dia de Natal, que ela ADORA!!

(Peço desculpa, de novo, o vidro era o mesmo, sem qualquer clemência para comigo.)



Melodias e harmonias

Nas comemorações de Natal, há sempre o concerto do coro. 
Este ano, como já é mais crescida, a Mathilde integrou outro coro onde a harmonia a fascina e ilumina. 
"É tão bom estar ali no meio! É tão bonito! As vozes, as canções, soa tão bem!!"
Como eu a percebo! Adoro a sensação de cantar com mais vozes e tudo soar tão bem, tão harmonioso.

No concerto de Natal, cada uma cantou no seu coro. 
Cantaram muito bem e é delicioso ver a Mathilde a vibrar a cantar. Parece saída um coro gospell pela forma como se mexe e pela mímica facial :)



A Manon está desejosa de integrar o coro da Mathilde e já canta quase todas só de ouvir a irmã a cantarolar pela casa. Porque se há coisa que a Mathilde sempre fez, foi cantar a torto e a direito mas, nos últimos meses, passa tanto tempo a cantar que temos a sensação que ela canta em vez de falar. A Manon vai pelo mesmo caminho.
Não sei a quem é que elas saem... ;) :D


A verdade sai da boca das crianças III

Para a festas de Natal, fizemos umas fotografias para a revista VIP.
Foi divertido e a Mathilde e a Manon adoraram, sobretudo a parte do rímel e do babyliss.


Sugeriram-nos como espaço a penthouse do Hotel Farol design que se situa no último andar do Edifício Estoril Sol, naqueles prédios que parecem legos, todos em vidro e onde não consigo abrir a janela pois o VRRRUUUUM dos automóveis na marginal dá-me cabo da paciência. 
Desde que os vimos a crescer e conhecendo os preços absurdamente elevados, estes apartamentos dito de luxo suscitavam-nos curiosidade. Estivemos várias horas neste e, apesar de bonito e da vista genial, não nos fascinou. Chegámos à conclusão que se no-lo dessem, vendiamos o apartamento na hora, pelo mesmo preço absurdo e iamos viver em frente ao mar sem a parte do barulho dos carros.

Tal como nós, as manas M adoraram a vista e assim que entraram, gritaram "UAU! Que bonita a vista! Olhem! UAU!"

O segundo comentário, tão certeiro, foi da Mathilde ao olhar para um tapete no meio da sala:

- Está uma Zebra morta aqui no chão.

:D:D:D


Artes plásticas

A Mathilde e a Manon adoram artes plásticas. Este ano têm uma professora fantástica que os ensina a fazer coisas maravilhosas.

Como este presépio, realizado ao longo do mês de Novembro, por todos os alunos da primária e pré-primária.

Aqui fica a descrição da professora:

"Todo o presépio foi feito e decorado com materiais reciclados. No total utilizámos 570 rolhas de cortiça, 10 caixas de sapatos, 16 caixas de cartão de mudanças, 27 pinhas, 27 tampas de caixas de charutos, 28 frasquinhos de remédios de vidro, 5 metros de rede de galinheiro, 9 jornais, 90 fósforos de lareira, 49 folhas de plátano, retalhos de tecidos, chapéuzinhos de bolotas e papel reciclado.
Este projecto além de apostar na criação através da reciclagem de materiais, tem um carácter simbólico, de grande importância. Tal como em família, todos os alunos da Pré e 1º Ciclo participaram na construção deste Presépio. Cada aluno teve de personalizar o seu boneco para estar representado no Presépio. Todos os bonecos foram construídos pelos alunos das Artes Plásticas e depois, turma a turma, foram personalizados com um tecido diferente para permitir a distinção no meio dos 561 bonecos (número total de alunos da Pré e 1º Ciclo).
Os bonecos foram feitos com rolhas de cortiça e massa de moldar e, por fim, foram pintados para depois poderem ser personalizados pelos 561 alunos, com tecidos, chapéus de bolotas, papel reciclado e cordões coloridos.
As árvores foram feitas a partir de pinhas pregadas em tampas de caixas de charutos em madeira. Utilizámos feltro branco recortado à medida em forma de pétalas para forrar cada escama das pinhas.
As casas foram feitas com caixas de sapatos e de cartão. Para as decorações das casas utilizámos tintas, restos de tecidos, fitas colas coloridas, cordões coloridos, frasquinhos de remédios e fósforos de lareira.
As montanhas foram feitas com rede de galinheiro e forradas com pasta de papel, feita com jornal e cola.
Utilizámos folhas de plátano, que recortámos e pintámos para decorar o nosso Presépio."








Fantástico! No doubts about it!

Ao chegar uma criança. o mundo é abençoado


A Mathilde e a Manon desejam um maravilhoso Natal a todos, cheio de pó de estrelas! :)


domingo, 23 de dezembro de 2012

Estrelas e sonhos II

A estrela da Manon foi feita numa base de cortiça com botões, bocadinhos de tecido, pazinhos de canela, conchas, trapilho, missangas, folhas, papel, purpurinas, etc.



E o sonho :)
(que, por sinal, é partihado por nós 4 também ;) )




Estrelas e sonhos

A escola convidou os seus alunos a fazer uma estrela de Natal com o sonho de cada um.

A da Mathilde foi feita com pauzinhos de árvore e trapilho.



E o sonho :)  
(que partilhamos os 4, les chiens font pas des chats ;):D )




Produto seleccionado

A Mathilde, por sua vez, na festa de Natal da escola fez de Pacote de leite.
Não a entusiasmou o papel mas a Manon falou-lhe do 64 e o Xav ajudou a criar o "melhor pacote de leite de todos os tempos" ;) - Mathilde - Leite seleccionado. O código de barras com a sua data de nascimento, um símbolo de reciclagem e a recomendação "Um copo de leite Mathilde por dia, nem sabe o bem que lhe fazia!"

O mais importante é que seja divertido :)

O leite é um alimento completo, como a Mathilde.
E eu bem sei o bem que ela me faz!

"Eu sou o 64, autoridade sem igual!"

Há mais ou menos um ano, a propósito de sermos protagonistas das nossas vidas e sabendo que a Mathilde e a Manon preferem sempre desempenhar papéis importantes nas performances da escola ou das actividades extra, contei-lhes que, quando era pequena, entrei várias vezes numa opereta que contava a cantar a história de D. Inês e D. Pedro.

É uma opereta que lhes canto desde que elas nasceram e que as faz sempre rir. As personagens são, para além dos apaixonados, 3 bebés, D. Afonso IV, Pêro Coelho, Pacheco e um polícia chamado 64.

Contei-lhes pois que, tal como elas, o que eu desejava era fazer de D. Inês mas que comecei por fazer o papel supostamente menos interessante, o 64, e que, apesar de não adorar a ideia de fazer de polícia, esmerei-me no guarda-roupa e inventei um polícia barrigudo, com bigode, galochas e chapéu e, tal como eu cantava na peça para me apresentar, uma "autoridade sem igual". 
E concluí dizendo que, o mais importante não era ser a D. Inês (que acabei por fazer mais tarde) ou o D. Pedro (que também fiz um dia, eu fazia a personagem que faltasse :)), o mais importante era fazer o meu melhor e que eu fui o melhor polícia que podia ser e diverti-me a fazê-lo. O mais importante é que seja divertido e que façamos o nosso melhor.


Meses mais tarde, de férias em Djerba, estávamos nos bastidores do espectáculo do MIni-Club Med à espera da nossa vez (as manas M iam cantar e eu ia acompanhar à guitarra), e uma menina de 4 anos, vestida de tartaruga, recusava-se a participar pois não queria desempenhar o seu papel, não queria ser uma tartaruga. Os adultos à volta tentavam convencê-la, eu inclusivé, quando a Manon se senta ao lado dela e lhe diz:


"Tu sais, je comprends si tu ne veux pas être une tortue, mais le plus important c'est pas ça. Le plus important c'est de faire ton mieux et que tu t'amuses! Tu sais, une fois, ma maman était dans une pièce de théâtre et elle voulait être la princesse mais elle n'était pas choisi pour faire la princesse, on l'a prise pour faire le policier et ce n'était pas très intéressant. Mais ma maman a était le meilleur policier de tous les temps parce qu'elle a décider de faire son mieux. Toi aussi tu peux être la meilleur tortue de tous les temps. Viens!, je te donne la main."

Minha querida Manon, és tão maravilhosa! :') 







Debaixo dos caracóis dos seus cabelos...

Na festa de Natal deste ano, a Manon fez de boneca.  

Para além da saia, dos sapatos e dos collants ultra-brilhantes, com purpurinas em quantidade suficiente para iluminar uma pequena povoação durante uma semana, o que ela mais gostou foi do penteado. 

Escusado será dizer que gastámos um frasco de creme amaciador para conseguir, depois, domar a fera que se assanhou entre os longos fios dourados que crescem na sua cabecinha malandreca.





(Note-se o olhar/boquinha "Zoolander" :) :D )

 


sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Parabéns mamã!!


- Mamã! Mamã!
- Sim, Mathilde?
- Estão a falar de ti no Google!!! Está aqui um bolo de aniversário para ti!

(Eu nem sabia que isto era possível :) E não é quando eu carrego, aparece o meu perfil?! UAU! Nada pára a modernidade!)

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Símbolos nacionais

- Então e quais são os símbolos nacionais, Mathilde?
- A bandeira, o hino... eu sei como se chama o Hino de Portugal.
- Sabes? Chama-se como?
- "À Portugesa"!

Como o cozido, claro... símbolos nacionais :D

Cá estamos!

Devido a um pequeno problema de armazenamento de fotografias, o blog das manas M continua aqui.


E quem quiser ver para trás, é só ir aqui.
(http://donasdomeumundo.blogspot.pt)