M & M

M & M - Quem desejar ver mensagens antigas (10/2006 - 12/2012), é só carregar aqui!

(http://donasdomeumundo.blogspot.pt/)

domingo, 22 de dezembro de 2013

Sonhos IV

A Manon faz uma coisa extraordinária com os sonhos.
Diz-me ela, há anos já, que tem uma máquina como se fosse um DVD, com um menu onde estão vários sonhos. Ela corre o menu e escolhe o sonho que quer sonhar. E se não lhe agrada, pára e volta ao menu e escolhe outro. Isto tudo a dormir.

De muitas coisas que já ouvi sobre o sonho, esta é surpreendente.
Julgava eu que era especial porque muitas vezes, sempre a dormir, se um sonho não corria como eu gostava, parava e rebobinava até onde a coisa começava a dar para o torto e refazia a história a meu belo prazer. Os meus sonhos tinham de acabar bem. Eu gosto de finais felizes.

Mas esta "máquina" da Manon é muito mais sofisticada. 
Nada pára a modernidade! 


Natal XIII - Roda Gigante de Natal

O Natal trouxe uma roda gigante. 
Já tinha trazido no ano passado mas para a Mathilde e para a Manon é sempre como se fosse a primeira vez.




Natal XII - Compras de Natal

Como todos os anos, a Mathilde e a Manon escreveram ao Pai Natal e o Pai Natal respondeu-lhes, encarregando-se de lhes trazer alguns presentes pela chaminé à meia-noite do dia 25 de Dezembro. 25 é pois do senhor barbudo e barrigudo, de fato vermelho.

24 é nosso. Na véspera, trocamos em família os nossos presentes.

Assim, todos os anos, as manas M vão às compras ora comigo, para encontrar uma prenda para o pai, ora com o Pai, para encontrarem uma prenda para mim. Com ou com outro, procuram também as prendas para as avós e irmã.

Numa dessas idas, com a Manon, parámos numa loja que tanto a mais pequena como a maior veneram, cheia de acessórios, cada um mais original do que o outro. 

A nossa loirinha é desde sempre muito engraçada. E há acessórios que lhe "enaltecem" essa graça. Não?




sábado, 21 de dezembro de 2013

Natal XI - Árvore de Natal especial

Fui operada há 5 dias. 
Um fibromioma no útero, nada de original numa mulher depois dos 40. 
Era um belo ovo e como a Páscoa ainda vem longe, antes que se transformasse numa lampreia para o próximo Natal, decidi removê-lo.
Fiquei internada dois dias e, na minha ausência, a Mathilde, a Manon e a grande amiga da Mathilde, a Matilde, que esteve cá em casa a brincar, fizeram-me uma árvore especial, no meu quarto.

1 cabide, 3 toalhas de Natal, fitas, bolas, bonecos, ganchos, enfeites, presépios feitos pelas manas e uma estrela no topo. Uma delícia. 
Obrigada, meninas. que bom é regressar a casa!


Natal X - Zizi, sua Alteza - A amizade com Z

E por falar em zebras, no "As canções da Maria II"há uma canção sobre a letra Z, cuja protagonista é a Zizi, uma zebra da realeza.
É uma canção sobre a ortografia, em que todas as palavras com o som ZZZ se escrevem com Z.
É também uma canção de Natal e até a fomos cantar ao Natal dos Hospitais.

O mais giro de tudo foi que, na escola, todos os alunos do 1º ciclo viram as manas M em directo na TV, porque passámos precisamente à hora do intervalo da manhã e a directora ligou a televisão para que os colegas as vissem. 
Parece que estavam todos sentados, a olhar para um cantor que ninguém sabia quem era, à espera da nossa entrada, e que alguém desprevenido que entrasse no espaço onde estavam as 400 crianças sentadas no chão, com os respectivos professores, a olhar para o écran, se perguntava "Mas que raio se passa aqui? Quem é aquele a cantar para onde estão todos tão atentos a olhar?" Muito cómico e sobretudo muito muito simpático! Obrigada Professoras que fizeram com que tal acontecesse e deram às manas M o prazer de saberem que os seus amigos as tinham visto.

Contou-me a Manon que quando voltou à escola e entrou na sala, os colegas a aplaudiram. E a Mathilde contou ainda que muitos a felicitaram no recreio.

Foi uma estreia na TV em directo para as manas M. 
A emissão durou das 9 da manhã às 9 da noite, intercalando o Porto e Lisboa. Muitas canções se cantaram. No entanto, apenas a nossa teve som em directo, porque me recuso a fazer playback. (Dizem-me que facilita a parte técnica. E eu tudo bem mas não faço. Ou canto ou não vou.)

O playback de todos os outros espantou a Mathilde e a Manon que me diziam "Eles não estão a cantar… eu não gostava nada de fazer aquilo. É muito mais giro cantar." 
São mesmo filhas da vossa mãe :)

Esta canção tem ainda mais um detalhe precioso. A terminar o desfile das várias personagens, e são muitas, aparece o leão francês El-Rei Baltazar, que tem a voz do nosso francês, o Xavier, o pai da Mathilde e da Manon. Inventei-o de propósito porque queria muito ter a sua participação especial neste segundo volume de "As canções da Maria".
É a passagem preferida das manas M. Delas e de muitos dos nossos amigos que riem sempre que o ouvem, a fazer a melhor pronúncia francesa de todo o sempre. 

"À grrrnde amizadê quê non tem igualle! E quê sejá parrra todôsse un felich Natalle!"



Natal X - Zebra de Natal (?)

Na festa de Natal da escola, a sala da Mathilde dançou "O Rei Leão".
A Mathilde foi uma zebra.
Não lhe agradou a ideia. Revendo as personagens que lhe calharam em sorte, dizia ela a uma amiga nossa:

"1º ano - Uma gota de chuva
2º ano - Uma estrela
3º ano - Um pacote de leite (julgo que esta ocupa o lugar do TOP)
4º ano - Uma zebra
Tu já viste bem a minha vida?"

Ainda assim, como lhe digo sempre, o mais importante é ser a melhor gota de água, a melhor estrela, o melhor pacote de leite ou a melhor zebra que ela consiga ser. E, à falta de maior incentivo, o guarda-roupa haveria de ajudar.

Como o tempo de trabalho nos últimos 3 meses excedeu em muito o tempo do relógio, só consegui dedicar-me à indumentária zebra-like na véspera do evento. Estive até às 3 da manhã a pintar uma t-shirt e umas leggins, porque a maldita caneta teimava em não pintar e o tecido fugia por todo o lado e teimava em não agarrar a tinta. 
O pai conseguiu encontrar umas orelhas e um rabo riscados e ainda lhe fiz um cordão de trapilho entrançado para prender a dita cauda.

A Mathilde ficou contente. E mais ainda quando os colegas lhe disseram que ela estava muito bonita mascarada de zebra.

Até a Fadinha dos Dentes, que entretanto lhe escreveu a propósito de um molar (porque já caíram 18 dentes à nossa criança de 9 anos, é um "vê se te avias" que impressiona pela rapidez com que a dentição vai sendo substituída!), lhe disse que entre a "Zebra Alzira, mais conhecida por Zizi, sua Alteza, de "As canções da Maria" (a canção preferida das manas, uma bela rockalhada de Natal, em honra da letra Z),  e a Khumba, uma zebra que só tem riscas até à cintura, protagonista de um filme a estrear, lhe disse que ser zebra está super na moda!

Se há coisa que uma menina de 9 anos gosta é de estar na moda. Com ou sem riscas.



Natal IX - Branca-de-Neve de Natal (?)

A festa de Natal da escola das manas M foi recheada de histórias da Disney.

A sala da Manon dançou o "Shrek", e a nossa loirinha, aquando da escolha das personagens, lembrou-se da irmã, e escolheu ser a Branca-de-Neve (. Argumento: Tenho o fato! E toda a gente sabe que contra fatos não há argumentos.


(Ainda me lembro quando a Mathilde, aos 3 anos, foi ver o "Shrek III", da sinopse perfeita que nos fez. E lá estava a Branca-de-Neve, uma das "manas" da Fiona.)



Maria feat M & M

No "As canções da Maria II", está a tão pedida tabuada.
Há uma canção para cada, do 2 ao 6 e uma que agrupa as do 7, do 8 e do 9. 
É um RAP - Maria feat M & M, com a Mathilde e a Manon em grande, a debitarem ao estilo dos melhores rappers  as 3 tabuadas mais difíceis, a uma velocidade que eu não consigo acompanhar, e fui eu quem escreveu a bendita da canção!

O Mathias faz um "helicóptero", num hip hop, breakdance, streetdance, whatever!, sem mácula, a pedido do Xavier, que pede sempre um detalhe engraçado para a sua personagem.



É sempre um arraso nos concertos! As manas rappers.  
O Mathias não experimentou ainda o nº de rodar em cima da cabeça. Mas agora que penso nisso...

Grandes Manas M!! Sois as maiores!



 (Em filmagens para o vídeoclip)






Culinária elegante

De vez em quando, as manas lançam-se nas artes culinárias. Sobretudo a Mathilde. 
Vai ao Google, escreve o nome de um prato desejado, busca os ingredientes e toca a cozinhar.

Durante o Verão, fizeram-nos cup cakes, em forma de estiletos coloridos.
Comi o meu até à última migalha. Era doce como as coisas doces.
Recomendei ingredientes light para a próxima, que uma Cinderela tem de manter a linha, sob risco do pé deixar de entrar no sapatinho.

Quando eu crescer...

Se há coisa que as manas M adoram é ver fotografias e vídeos delas quando eram mais pequeninas.
Eu também :)

No outro dia encontrei estas, de Abril de 2011.
Riram-se que se fartaram mas no final, ao ver as imagens, os comentários foram unânimes. 
"Que horror! Eu não quero maminhas assim!"
Vá lá… 




Arte nos meus pés

Ainda no inverno passado, numa ida a um chinês, comprar cabeleiras de carnaval ou coisa que o valha, (que é uma coisa que fazemos com mais frequência que a média), a Mathilde e a Manon compraram-me uns ténis brancos. 
Chegaram a casa, cada uma pegou num, a Mathilde no esquerdo, a Manon no direito, e pintaram-nos a seu gosto.

Ficaram assim:







Eu adoro.

Elas acham sempre estranho quando os calço.

- Não tens vergonha de andar com eles na rua?

Alguma vez???

Mathilde e Manon, ser vossa mãe é a melhor coisa do mundo. O que eu tenho é orgulho quando ando na rua, com os vossos desenhos nos meus ténis!


1ª Comunhão


Em Maio deste ano que agora finda, houve um acontecimento especial na vida da Mathilde, a sua 1ª Comunhão.



Há muito que ela esperava por ele, cheia de curiosidade. 
Correu tudo como ela gostaria, com grande compenetração e alegria. Se bem que a hóstia a desapontou no sabor ;) Muito insossa.


Foi um dia bonito, cheio de sol e com a surpresa da vinda do padrinho dela, o Paulo, que está a viver em Angola. 
Que a tua vida seja sempre cheia de luz e calor, como o dia da tua 1ª comunhão, minha querida bebé!

In the ZOO

Recuando ainda mais um bocadinho, convidaram as manas M para uma festa da criança no Jardim Zoológico.
De todas as vezes que já lá fomos, eu nunca tinha visto o show das aves. Foi desta. A Mathilde e a Manon adoraram.





In the navy II



Numa festa da escola, no ano passado, os alunos do 2º ano vestiram-se de marinheiros.
Não havia trapézio, mas sempre foi uma aproximação, Manon ;)

In the navy

Voltando ao Verão, que tenho 6 meses de atraso na actualização deste blog, mais uma vez as manas velejaram.
A Mathilde, para grande orgulho do pai velejador (e meu também ;) ) já passeia os amigos sozinha.
A Manon, do que gosta mesmo, tal como eu, é de andar pendurada no trapézio.

Natal VIII - Pastor de Natal

Na sala da Manon, desenharam um pastor.
O dela ficou um miminho :)



Natal VII - Camelo de Natal

Ainda para a escola, a professora de Artes Plásticas, decidiu fazer um presépio gigante.
Cada sala, da infantil ao 12º ano, passando pelos professores e funcionários, fizeram uma figura.
Na sala da Mathilde desenharam um camelo. Cada aluno fez a sua proposta numa folha A4, dentro de um molde. 
E, maravilha!, foi o camelo da Mathilde que foi escolhido, para aumentar e colocar no jardim!



Natal VI - Menino Jesus de Natal, claro ;)

Na catequese, a Manon fez um Menino Jesus.


Natal V - Saquinhos de Natal

As prendas para elas próprias, feita nas Artes Plásticas, foram saquinhos de Natal, cheios de rebuçados.


O saquinho da Manon


O saquinho da Mathilde


Natal IV - Postais Pop Up e corações de Natal

E a prenda da Manon, feita na sala de aula foi um porta-chaves feito com pequeninas missangas coloridas, muito perfeitinho, e um postal POP UP. 



Natal III - Velas e candelabros de Natal

A prenda feita pela Mathilde na sua sala foi um candelabro natalício com um postal cheio de desejos bons.







Natal II - Postais de Natal

 Nas Artes Plásticas, a professora, que tem sempre ideias muito criativas e que os alunos adoram, propôs-lhes fazerem postais de Natal, que foram elas mesmo mandar ao correio. Uma excitação! :)

Chegaram, de surpresa, há uns dias.




O postal da Mathilde





O postal da Manon




Natal - I - Coroas de Natal

 É Natal.

E no Natal há Artes Plásticas que nunca mais acabam. E eu adoro! O Natal, as Artes Plásticas e as duas coisas juntas :)


Coroas de Natal.







Miscelânea de emoções - copy- porque o raio do blog oculta-me este post :( sabe lá ele porquê. Não liguem à data, foi a 3 de Janeiro que o escrevi. (Sim, tal e qual o post anterior.)

Na sala da Manon, como era a última, o professor resolveu fazer um resumo, usando  maior número de emoções que conseguisse. Tivemos, também, o privilégio de os ajudar. 

O Xav sugeriu vesti-los de mimos, com um mestre de cerimónias, o professor, que fosse contando uma história onde fossem aparecendo as emoções que iam mimando. 

Eu sugeri uma história inventada e maluca e o professor quis que fossem os alunos a criá-la. 

Assim sendo, lá estivemos e, com imensas ideias loucas da Manon, e dos colegas, delineámos a história de Dagoberto Fogão, um dragão maravilhoso, e da Princesa Goma Azul, com o feiticeiro Osvaldo Amendoim que tinha um papagaio com duas cabeças, o Zebedeu e o Zeferino.

Escrevi a história e o professor encenou.

Foi muito engraçado também e claro, com uma canção no final na qual explicavam que tinham sido eles a inventar a história. 

Ser protagonista - A Rainha Santa Isabel - copy - porque o raio do blog oculta-me este post :( sabe lá ele porquê. Não liguem à data, foi a 3 de Janeiro que o escrevi.

Este ano, lectivo, o tema da escola é “Ser protagonista” e, para tal, escolheram os reis e as rainhas de Portugal para mostrar o dito protagonismo.

Na sala da Manon, calhou a Rainha Santa Isabel.

Numa conversa com o Xav e a Mafalda, a professora de Artes Plásticas e mãe Delegada da turma, inventámos um desfile – “São rosas” – cujos lucros seriam dados aos mais desfavorecidos do reino. 

4 quadros pedidos pelo professor -  O pedido de casamento, a boda, a quase batalha entre D. Dinis e o filho, Afonso IV, e o milagre das rosas. 

Os quadros – Rosa Bebé, Rosa Branca, Rosa Vermelha e Rosa Milagre – tinham cada um, uma apresentadora, a Manon apresentava o 3º.

Todas as meninas iam vestidas de rainhas e todos os meninos de reis e desfilavam, dançavam e representavam ao som de música da época e de hits modernos que eles adoram. 

No fim cantavam “São rosas, senhor” à desgarrada, uma canção com uma letra que escrevi e que não é mais do que o que conhecemos do milagre das rosas, com a música de “Les Champs Elysées" de Joe Dassin.

Correu muito bem.
Portaram-se todos muito bem.
A Manon gostou muito e divertiu-se imenso. 
Eu também :) 

Tiquetaque e uma poção mágica

Os vídeos de "As canções da Maria", sempre se perspectivaram apenas em animação.
No entanto, pediram-nos muito que aparecêssemos e, por isso, resolvemos pontuar aqui e ali, os nossos vídeos animados com algumas imagens reais.

O 1º clip é o "Tiquetaque - as horas e a tabuada do 5" e explica logo à partida como é que o Xavier, pai das manas M, se transforma no Mathias. É tudo uma questão de magia ;)



As canções da Maria II

Em Outubro, lançámos o 2º volume de "As canções da Maria".

Foi um sábado incrível, o da festa de apresentação, dia 5 de Outubro.
Havia ao mesmo tempo, o Greenfest no Estoril, um evento "Avós e netos" no Pavilhão Atlântico, um outro "Adopte o seu animal" no Parque Marechal Carmona, e, a cereja em cima do bolo, o trânsito estava cortado na marginal, devido a uma prova de ciclismo, impedindo a normal chegada ao Parque Palmela, onde fazíamos a festa. 
Tememos a ausência de convidados mas, apesar das dificuldades de acesso e das muitas solicitações, o parque estava à pinha, até havia gente pendurada nas árvores. Foi fantástico!

A Mathilde e a Manon arrasaram. Eram tão pequeninas quando começaram e estão cada vez mais crescidas e mais artistas.
Fico sempre embevecida. Minhas filhas maravilhosas!!

Ser feliz… em Portugal

Na mesma senda de "Ser feliz", a sala da Manon ficou com Portugal.

Pegámos num texto de Fernando Pessoa e no que torna felizes as crianças e criámos um vídeo com todas as vozes dos meninos e meninas da turma. 
Depois, cada um deles, inspirado nos exemplos de muitos portugueses inspiradores, mostrou como é que é feliz. Pintores, escritores, bailarinos, escultores, turistas, cozinheiros, futebolistas, jogadores de hockey,  manequins, estilistas, surfistas, de tudo houve um pouco.
A Manon é feliz a fazer ginástica acrobática, como se pode ver pelo seu sorriso contente :)



Ser feliz… na Argentina

Este ano, o tema da escola da Mathilde e da Manon é "Ser feliz". 
A escola pegou no tema e resolveu investigar vários países, cada sala ficou com um. À sala da Mathilde calhou a Argentina.

Todos os anos criei performances ambiciosas, bastante ambiciosas, mas este ano tinha resolvido fazer uma coisa simples, fácil de ensaiar e pôr em cena. Os alunos disseram que sim à proposta mas comecei a perceber que não era aquilo que eles queriam, estavam habituados a grandes espectáculos e este, o último do 1º ciclo, tinha de ser tão fantástico quanto os outros. Resumindo, mudei tudo à última da hora, e todos eles se empenharam e evoluíram ao longo de uma semana de ensaios, alguns bem "dolorosos". É sempre uma grande trabalheira mas o final compensa o esforço.

Percorremos a história, a geografia, o folclore, as personagens famosas da Argentina, ao som de tangos maravilhosos, como o Libertango de Astor Piazzolla, por exemplo.

Todos se vestiram a rigor, cada um com a sua personagem, todos interviram, falaram, cantaram e no final, convidaram os pais a dançar o tango com eles. Foi um belo momento.

A Mathilde, que encaminhou a apresentação com o "à vontade" que lhe é característico, mostrou como se dançava o tango e dançou com o pai. Os ensaios cá em casa foram das melhores partes de todo o processo e até a Manon aprendeu a dançar. (Eu não fazia ideia como se dançava o tango mas VIVA a internet!, tudo se encontra no youtube ;) )

Fecharam com chave de ouro, provaram mais uma vez que vale a pena acreditar e que mais vale quem quer do que quem pode!

Como dizia Saint Exupéry, que andou por terras da Argentina, 

"Fazei com que o sonho devore a vossa vida para que a vida não devore os vossos sonhos."

No trilho das árvores

Como já manda a tradição, a Mathilde e a Manon estiveram mais uma vez, em Agosto, na Casa das Histórias Paula Rego.

"No trilho das árvores" foi o tema que lhes calhou este ano. Cada uma escolheu uma árvore e trabalhou tudo o que tinha a ver com a sua escolha. A raiz, o tronco, as folhas, o nome, a origem…

A Mathilde escolheu uma palmeira.













A Manon um ulmeiro.